Voa Brasil: programa beneficia 23 milhões de aposentados do INSS
Nesta quarta-feira (24), o Governo Federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), lançou o inovador programa "Voa Brasil". Destinado exclusivamente aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não tenham voado nos últimos doze meses, o programa promete revolucionar o acesso ao transporte aéreo para milhões de brasileiros, oferecendo passagens aéreas a preços populares, de até R$ 200 por trecho.
O objetivo principal do Voa Brasil é democratizar o acesso ao transporte aéreo, permitindo que um número maior de brasileiros possam viajar pelo país, seja para turismo, seja para reencontrar familiares. Espera-se que aproximadamente 1,5 milhão de novos passageiros, que nunca viajaram de avião, passem a integrar o mercado aéreo nacional. As companhias aéreas participantes se comprometerão a oferecer assentos ociosos ao longo de todo o ano, em diversas rotas, aproveitando uma média de ociosidade de 20% registrada entre janeiro e junho.
“O Voa Brasil Aposentados é um marco na inclusão social da aviação brasileira. Nosso intuito é proporcionar a possibilidade de mais brasileiros explorarem o país, o que, por sua vez, impulsionará o turismo, gerará empregos e fomentará o desenvolvimento econômico”, afirmou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
Público-alvo e fases do programa
Na fase inicial, o programa atenderá cerca de 23 milhões de aposentados do INSS, dos quais 95% recebem até dois salários mínimos. Para 2025, o Ministério de Portos e Aeroportos já planeja expandir o Voa Brasil para incluir estudantes de instituições públicas de ensino, ampliando ainda mais o acesso à aviação civil.
Funcionamento do programa
É importante ressaltar que o Voa Brasil não contará com subsídios governamentais para a compra de passagens. Em vez disso, funcionará através da oferta voluntária das companhias aéreas, que poderão disponibilizar bilhetes por até R$ 200, excluindo a tarifa de embarque. O programa mantém a autonomia das empresas aéreas na gestão de suas rotas, datas, horários e assentos, respeitando a liberdade tarifária e a flexibilidade de inventário.
O desenvolvimento e suporte tecnológico do site do programa Voa Brasil foram confiados ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Esta parceria garante maior segurança e integração com a plataforma Gov.br, proporcionando uma experiência de usuário otimizada e segura.
Data: 25/07/2024
Compartilhar: